Como tudo começou
Corre o ano de 1982 quando o projeto comum dos cinco amigos se torna realidade. Dois engenheiros, dois oficiais da marinha e um economista juntam sonhos e vontades para abrir ao público a porta do discreto número 212. Eis, inaugurado, o nosso Café São Bento.
Fundado pelo quinteto empreendedor, devemos o nome à icónica rua da sua localização – Rua de São Bento. Curiosamente, também esta pertence a cinco – diferentes freguesias – da cidade de Lisboa.
No edifício que albergara outrora um velho antiquário, repleto de bric-à-brac e preciosidades, nasce o que apelidado de “Primus Inter Bares”. Este jogo de palavras divertido com a conhecida expressão latina já fazia adivinhar: este não seria apenas mais um Café entre os seus, mas sim um autêntico tributo a um tesouro histórico. Qual achado de antiquário, procurado por peritos – O Café São Bento homenageia, desde sempre, os históricos Cafés de Lisboa do século XIX.
Os Cafés de Lisboa
Ao toque da campainha, abre-se uma porta que se transforma num portal – até ao ambiente dos Cafés de Lisboa do século XIX. Estes eram espaços de convívio e tertúlias entre intelectuais, essenciais ao desenvolvimento de novas ideias políticas e culturais no princípio do século.
São esses mesmos Cafés, verdadeiras instituições, que figuram nas fotografias que embelezam as nossas paredes. Pedaços de Lisboa antiga, refletem uma memória de épocas e vivências.
Hoje, quem chega ao Café São Bento embarca numa viagem no tempo, ativada em todos os sentidos, em especial o paladar. Aqui se serve a afamada iguaria dos antigos Cafés de Lisboa – O Bife.
História feita ao Bife
A história do prato-estrela do nosso cardápio remonta aos finais do século XVIII, aquando da chegada a Lisboa do napolitano António Marrare – fundador de botequins e dos míticos Cafés Marrare. Eram eles: o Marrare S. Carlos, o Marrare das Sete Portas, o Marrare do Cais do Sodré e por ultimo, o Marrare do Polimento. Sem a consagração do Café Marrare não havia “talentos nesta terra, nem artistas que prestassem, nem governos sólidos”. (Luís Augusto Palmeirim 1823-1893).
No início do século XIX, António Marrare criou a receita do afamado bife que rapidamente se celebrizou por toda a cidade.
Em 1982, os fundadores do Café São Bento partiram em busca da receita original, pesquisando em recortes de jornais antigos, a qual afinaram e aperfeiçoaram nos primeiros anos da casa para não mais, até aos dias de hoje, ser alterada.
Assim, desde há 40 anos, vem-se ao Café de São Bento para comer bife, mas não um bife qualquer – o – unanimemente considerado, Melhor Bife de Lisboa.
Será do corte, da qualidade da carne, da confeção, do molho? É tudo isso e mais um segredo que bem guardamos, desde 1982.
O célebre das celebridades
Desde a abertura do Café São Bento que o seu prato estrela – o Bife – vem criando uma legião de fãs que ali se assoma para o saborear, em qualquer ocasião: um jantar de grupo em acesa tertúlia, um encontro romântico nos recantos intimistas ou como ritual entre gerações.
Quase todos os Chefes de Estado passaram por aqui – exceção apenas uma, bem conhecida. Ainda havia aquele que aproveitava para, sorrateiramente, petiscar das batatas fritas de outros clientes. No futebol, as rivalidades arrancam risos e os comediantes bem conhecidos da praça são clientes habituais.
Numa reportagem antiga pode ler-se:
“De entre a variedade de pessoas do meio cultural, político, artístico e económico, o Café São Bento registou um recorde num período curtíssimo de tempo com a presença de um ex-presidente da República, o atual e o futuro, que por razões óbvias não podemos divulgar”
De 1982 ao que virá depois
Desde a sua fundação, em 1982, o Café de São Bento é um lugar único em Lisboa, conhecido por servir o melhor bife da cidade. Desde o dia da inauguração, vestimos a rigor para receber com o serviço atencioso de sempre. Aqui tratam-se os clientes, mas também os empregados pelo nome – a nossa equipa permanece a mesma desde há décadas.
Ao longo destes 40 anos, fomos crescendo em altura – ocupando mais espaços do edifício da Rua São Bento; em largura – apostando noutras localizações; e em formosura – com obras de melhoria.
Mas uma coisa não muda, e não mudará: a nossa essência.
Este é o compromisso assumido por Miguel Garcia – empresário que assume, desde fevereiro de 2022, o leme do Café São Bento e o promete levar a novas paragens.
Assim nasce o Grupo São Bento, em 2022, quando Miguel Garcia adquiriu o famoso restaurante Café de São Bento, em frente à Assembleia da República e no Mercado Time Out, no Cais do Sodré.
Em 2023, foi inaugurado o conceituado Bougain Restaurant & Garden Bar, localizado numa casa de família histórica no coração de Cascais. O menu apresenta cozinha inspirada no Mediterrâneo, com influências clássicas portuguesas, francesas e italianas.
Em 2024, o grupo abriu o Corleone Ristorante al Mare, na Casa da Villa, onde os verdadeiros clássicos da cozinha italiana surgem com vista para a Baía de Cascais, um destino imperdível para os amantes da verdadeira cozinha italiana e dos produtos mais frescos, vindos diretamente de Itália e de Portugal.
Mesmo no final de 2024, foi tempo de reabrir o mítico Snob Bar, local frequentado por políticos, jornalistas, intelectuais e artistas, onde as tertúlias se cruzam com o icónico Bife à Snob pela noite fora.
Em 2025, o Bougain Restaurant & Garden Bar ganhou um novo espaço na Avenida da Liberdade, em Lisboa, marcado por um jardim inesperado, cuja atmosfera tranquila e elegante convida a saborear uma cozinha de inspiração mediterrânica, onde os clássicos serão sempre os protagonistas principais.
Em 2026, os melhores bifes de Lisboa ganham novo palco na Baixa pombalina, com vista para a Rua das Portas de Santo Antão, a zona histórica dos teatros, da música e do espetáculo. Fiel à tradição de sempre, no novo Café de São Bento a arte de bem receber os clientes é tão importante quanto os famosos bifes que há mais de 40 anos fazem história em Lisboa.
A nossa equipa, com mais de 180 colaboradores, tem na sua dedicação e hospitalidade os pilares do nosso sucesso. Trabalhamos para tornar cada experiência gastronómica inesquecível e assegurar um serviço de excelência em todos os espaços do Grupo São Bento.


